O dia em que a mata ardeu
No passado dia 5 de Agosto, na Senhora do Almortão, Idanha-a-Nova, decorreu o lançamento do livro «O dia em que a mata ardeu», escrito por José Fanha, com ilustrações de Maria José Gromicho e editado pela GAILIVRO.
Esta obra, escrita em jeito de fábula, aborda de forma transparente, poética e pedagógica a importância da floresta como espaço natural privilegiado de vida e de diversidade.
O alerta para questões ambientais prementes, como o efeito devastador dos incêndios florestais, tantas vezes resultantes de comportamentos negligentes, e a sensibilização para a necessidade da recuperação das áreas ardidas, fazem deste livro um precioso instrumento de formação cívica.
Para todas as crianças e para os docentes e animadores empenhados na promoção de uma cidadania activa e responsável.
Dado o carácter didático desta obra e por reconhecerem nela um contributo importante para a defesa ambiental e a preservação da Natureza, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Dirfecção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) e o Corpo Nacional de Escutas (CNE) apoiaram institucionalmente e recomendam a leitura deste livro a todas as crianças.
in "Autoridade Florestal Nacional"