Pages

quarta-feira, 23 de junho de 2010

OBRIGADO

O sucesso da nossa festa só foi possível com a participação de todos.
Para além, do ambiente descontraído e do alegre convívio, foi possível angariar uma verba monetária para o arranque de um projecto ; a ludoteca.
Mas muito ainda está por fazer e a participação de todos, será sempre o nosso maior “trunfo” para realizar-mos todos os projectos porque a escola é de todos nós...
A construção de uma ludoteca na nossa escola, contribuirá para o aumento da qualidade dos tempos livres dos nossos filhos e consequentemente para realizar aprendizagens através de momentos lúdicos e de brincadeira essenciais ao seu desenvolvimento...


OBJECTIVO: LUDOTECA

sexta-feira, 11 de junho de 2010

FESTA ! FESTA ! FESTA!

Artigo referente à última sessão de Pais

Este artigo, foi escrito por uma mãe da nossa escola e publicado no jornal "Noticias do Parque" no mês de Maio.


BRINCAR!!...

“Brincar é fundamental no sucesso das crianças”

“Quando se brinca aprende-se”

Estas foram as frases chave de um seminário que fui assistir, organizado pela Associação de Pais da Escola Alice Vieira, nos Olivais, apresentado pela Dra Leonor Santos. Os meus filhos de 6 anos andam nesta escola (como muitas outras crianças que não entraram na escola Vasco da Gama, e tiveram que ir para fora do Parque das Nações. )

Confesso que sempre considerei que brincar é importante. Mas ouvi novos motivos que fundamentam, ainda mais, que brincar é mesmo muito importante. Cheguei a questionar-me se estava a fazer bem colocar os meus filhos nas actividades em que estão. Pois é a brincar que eles simulam personagens e como estão a “aprender sobre a vida” é através da “acção” que eles assimilam.

Como hoje em dia há a tendência para os alunos serem muito bem sucedidos, nós pais, colocamo-los em muitas actividades para aprenderem muito. E, por vezes, não deixamos as crianças terem o espaço deles.

Para terem uma ideia, os meus gémeos frequentam o 1º ano. Para além da escola, existe por parte do ministério, outras actividades até às 17.30h, que são: música, expressões (trabalhos manuais), actividade física. Tudo 2 vezes por semana. Mas à segunda feira, após estas actividades (às 18h), ele tem piano e ela tem ballet. À terça, têm catequese. Ao sábado de manhã têm natação e a seguir ele também tem futebol. E ainda têm os TPC da escola…

Ou seja, estimado leitor, compreende agora a minha dúvida e o impacto que estas palavras tiveram?

A nossa decisão foi mantê-los nestas actividades pois eles gostam, mas se algum dia não forem à actividade de sábado, paciência… para respeitar o espaço deles e as suas brincadeiras.

Será a melhor decisão? Tal como refere a celebre frase: “Gerir é bom senso” . E pareceu-nos que seria o melhor a fazer …Esperemos que sim.

Rita Vitorino de Carvalho

ritavitorinodecarvalho@gmail.com

www.ritavitorinodecarvalho.com



sábado, 5 de junho de 2010

terça-feira, 1 de junho de 2010