Pages

sábado, 19 de dezembro de 2009



O NATAL E ALGUNS DOS SEUS SÍMBOLOS

ÁRVORE DE NATAL

O pinheiro foi escolhido para ser árvore de Natal porque, nos países frios, as árvores estão totalmente desfolhadas na época de Natal menos o pinheiro que continua viçoso, com suas folhas verdes. Como símbolo da vida, nós o enfeitamos para receber Jesus Cristo, a verdadeira vida. A árvore de Natal tem um profundo sentido, sobretudo quando a família se reúne em torno dela para comemorar o aparecimento de Jesus, através da leitura do Evangelho, da oração, dos cânticos natalícios e da confraternização na troca de presentes. Com os presentes debaixo, a árvore de Natal significa também a árvore da Cruz na qual Jesus nos redimiu e através da qual nos vêm todos os bens.

ESTRELA DE NATAL

Na ponta da árvore de Natal e muitas vezes sobre o o presépio se coloca a Estrela de Belém. Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. O evangelista Mateus narra que no nascimento de Jesus apareceu no céu uma estrela que guiou os pastores e magos até a estrebaria de Belém. Cristo é a nossa estrela, quanto mais nos aproximamos de sua luz, mais poderemos ser luz guiando outros ao encontro de Deus.

BOLAS COLORIDAS

As bolas coloridas que enfeitam o pinheiro representam os frutos da árvore viva que é Jesus. Jesus nos ensinou o amor, o perdão, a verdade, a oração, a fé, a esperança. Todas estas virtudes são como frutas da árvore. As pessoas unidas a Cristo também produzem estes frutos.

SINOS

O sino é sinal de alegria. Um grande acontecimento é anunciado com o toque festivo dos sinos. O sino lança mensagens no ar. O nascimento de Jesus é a grande mensagem que precisa ser anunciada para a libertação do ser humano.

ARRANJOS SECOS

Os arranjos secos trazem uma mensagem de alerta: O que está seco não tem vida. Olhando-os, reflectimos sobre a nossa situação de distância daquele que é a vida verdadeira: Jesus Cristo. Jesus veio para que tudo se desenvolva, para que tudo tenha vida. Há no nosso mundo muitos sinais de morte que podem ser vencidos pela mensagem de vida que Jesus quer comunicar através de nós.

PRESENTES DE NATAL

Jesus foi o grande presente de Deus para nós. Por isso, no Natal presenteamos aquelas pessoas que nós amamos, lembrando da alegria que estamos sentindo pelo fato de Jesus ter nascido entre nós. Doar presentes para a felicidade das outras pessoas é viver o amor, a doação que Cristo nos ensinou

VELAS DE NATAL

As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: “Eu sou a luz do mundo” . Acendendo velas no Natal queremos alimentar a nossa fé e nos desafiar mutuamente a sermos também luz para o mundo. Cristo, a luz do mundo, convida-nos a nos tornarmos luz, alegria e felicidade para as outras pessoas. Isto exige a doação de si mesmo, como a vela se consome ao iluminar.

CARTÕES DE NATAL

O envio de cartões de Natal é uma maneira muito bonita de comunicar o evangelho de Jesus Cristo. As mensagens de Natal ajudam-nos a compreender que Jesus Cristo continua a nascer entre os seres humanos.

CEIA DE NATAL

Na ceia de Natal, as famílias reúnem-se para festejar o nascimento do filho de Deus. Costuma-se colocar no centro da mesa uma vela para simbolizar que Cristo é a nossa luz e está presente entre nós. Assim, reunir-se na noite de Natal para participar da ceia significa celebrar a vida, partilhar o amor e a reconciliação.

CANÇÕES DE NATAL

Através das mensagens cantadas nas canções de Natal anuncia-se o nascimento de Jesus. Algumas canções são tão significativas no Natal que não se pode imaginar uma celebração natalícia sem elas, como por exemplo “Noite Feliz”, de Franz Gruber, composta em 1818. As apresentações de corais também são uma característica da época de Advento e Natal.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Contos de Natal na Biblioteca dos Olivais


No dia 18 de Dezembro, a biblioteca está aberta para quem quiser ir ler histórias de Natal, para os mais novos.
Das 10h às 11h e das 15h às 16h.
Participem e divirtam-se.

Natal em Lisboa com concertos em igrejas

A Câmara Municipal de Lisboa apresenta, entre 6 e 20 Dezembro, um ciclo de concertos em diversas igrejas da capital, para assinalar o Natal na cidade.

Com esta iniciativa, o Município pretende divulgar o património artístico de igrejas lisboetas, proporcionando espectáculos de música erudita para toda a família e com entrada livre.

Dia 6
16H00
Igreja de S. Nicolau
Associação Musical Lisboa Cantat

Dia 8
16H00
Igreja da Madalena
Coro Infantil Regina Coeli

Dia 11
21H30
Igreja de Nossa Senhora do Loreto
Duo Violino Acordeão

Dia 12
16H00
Igreja de Marvila
António Eustáquio
Guitolão - Guitarra Portuguesa

Dia 13
16H00
Igreja da Graça
Coro Regina Coeli de Lisboa, Coro de Câmara Da Escola Superior de Música de Lisboa, Coro do Instituto Piaget, Orquestra Filarmonia das Beiras

Dia 18
21H30
Basílica da Estrela
Camerata da Orquestra Sinfónica Juvenil

Dia 19
16H00
Igreja da Memória
Alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional

Dia 20
16H00
Igreja de S. Domingos
Grupo Shout (12 Vozes), com Mafalda Arnauth

domingo, 13 de dezembro de 2009

Bibliotaca Digital MUNDIAL

A BDM não oferecerá documentos correntes , a não ser "com valor de património, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".

Entre os documentos mais antigos há alguns códices precolombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562", explicou Abid.
Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

Fácil de navegar e onde cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram digitalizados e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas o PORTUGUÊS.
A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.

Como se acede ao sítio global ?
O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registarem.
Quando a gente faz clique sobre o endereço www.wdl.org , tem a sensação de tocar com as mãos a história universal do conhecimento.
Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo,espanhol e português). Os documentos, por sua parte, foram digitalizados na sua língua original. Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cómoda e minuciosa.

Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de Lafontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C..

Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, a biblioteca Alexandrina do Egipto e a Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.

A estrutura da BDM foi decalcada do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e actualmente contém 11 milhões de documentos em linha.

Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste este sítio vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo áudio-visual. Este projecto não é um simples compêndio de história em linha: é a possibilidade de aceder, intimamente e sem limite de tempo, ao exemplar sem preço, inabordável, único, que cada um alguma vez sonhou conhecer.